Sinopse:
O treinamento com crianças e adolescentes é um tema de suma importância para a área de Educação Física, pois a maior parte dos profissionais que atuam no mercado de trabalho está envolvida com a iniciação esportiva. Atualmente, os subsídios teóricos e pedagógicos estão centrados tanto na Educação Física quanto no esporte de alto nível.
Nessa lacuna é que se situa essa obra, planejada e organizada por Luiz Roberto Rigolin da Silva, discutindo por diferentes áreas a formação esportiva de crianças e adolescentes submetidos ao treinamento sistemático.
MANUAL
Crescimento e Maturação
O que treinar em cada faixa etária
Preparação física
Treino técnico
Jogos pré-desportivos
Planejamento
Talento esportivo
Considerações sobre os pais
DVD
Preparação física
Treino técnico
Jogos pré-desportivos
Depoimentos (Tite, Cássio, Paulo André …)
Sinopse:
O analfabetismo motor está cada vez mais presente em nossa vida. Sabe por quê?
A tecnologia fez com que ganhássemos mais tempo livre, contudo, o ocupamos com mais trabalho. Assim, sobra pouco tempo para brincarmos com nossos filhos.
Crianças e adolescentes têm interagido cada vez menos com o mundo real. Preferem o mundo virtual.
As cidades ficaram mais violentas e os pais mais superprotetores.
Muitos pais não sabem os males que cercados, andadores, celulares e tablets podem trazer ao desenvolvimento motor dos filhos.
Por mais que as pessoas tenham noção de que a prática de atividade física faz bem à saúde, o sedentarismo ainda é um dos maiores problemas do século XXI.
A conclusão nada animadora é que esse conjunto de situações tem levado as novas gerações a se tornarem analfabetas motoras. A boa notícia é que nós podemos mudar esse quadro. Participe da Campanha contra o Analfabetismo Motor e conheça o Método VI-VA.
Introdução
1 Escolas de marca própria versus licenciamentos/ franquias
2 Identidade: o foco do trabalho
3 Infraestrutura
4 Material esportivo
5 Colaboradores
6 Atendimento (pós-venda) e pesquisa de satisfação
7 Aula experimental
8 Exame médico
9 Eventos
10 A gestão dos pais
11 Controle financeiro, de inadimplência e da rotatividade dos alunos
12 Aspectos jurídico, fiscal e tributário
13 Comunicação e marketing
O Método VI-VA começou a ser desenvolvido em 2015 e seu foco central é o combate ao Analfabetismo Motor. Trata-se de um projeto completo que envolve a conscientização de pais e o treinamento e a avaliação de professores e alunos (www.metodoviva.com.br).
O Método VI-VA é único sistema de treinamento para o desenvolvimento motor testado e validado no Brasil.
O Método VI-VA foi desenvolvido para ser aplicado de maneira personalizada, pelos professores da Fity, ou em forma de licenciamento, quando professores da empresa licenciada são treinados e avaliados antes de aplicarem o Método.
Apresentação: A relação do autor com a teoria e com a prática
Introdução
1: A teoria
2: A prática
3: Medidas estratégicas para aproximar os dois mundos
Considerações finais: To be continued
Sugestões de leitura
Capitulo – Reclusão Urbana: qual a sua influência no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes?
Sinopse:
As cidades estão cada vez mais violentas, portanto, as ruas ficaram desertas. Não se brinca mais nesses lugares. A população tem aumentado cada vez mais e os espaços livres são cada vez mais escassos. As crianças e adolescentes estão cada vez mais vidrados em computadores, celulares e vídeo games. O conjunto desses problemas têm levado nossos filhos a não desenvolverem adequadamente o seu repertório motor. Precisamos ficar atentos, porque trata-se de um processo que não é reversível em todas as idades.
1 Desenvolvimento físico e motor
1.1 Desenvolvimento físico e motor do nascimento aos 3 anos de idade
1.2 Desenvolvimento físico e motor dos 3 aos 6 anos de idade
1.3 Desenvolvimento físico e motor dos 7 aos 10 anos de idade
1.4 Desenvolvimento físico e motor na puberdade (adolescência)
1.5 Desenvolvimento físico e motor durante a fase adulta
2 Desenvolvimento sensório (percepto) motor e das capacidades motoras
2.1 Capacidades coordenativas e integração sensório-motora
2.2 Capacidades Condicionantes
3 Desenvolvimento psicossocial, cognitivo, e cognitivo específico para o esporte
3.1 Aspetos sociais que dizem respeito diretamente ao trabalho do educador
3.2 O trabalho do educador
3.3 A infância
3.4 O desenvolvimento é social, é histórico, é cultural!
3.5 O desenvolvimento infantil na perspectiva de Piaget
3.6 Considerações sobre a cognição específica para o esporte (CEE)
3.7 O desenvolvimento humano a partir do enfoque comportamental
3.8 Sobre a relação professor-aluno e os processos de aprendizagem