Clientes

A Fity foi fundada em 1997. Desde então prestou assessoria e/ou desenvolveu negócios para Colégios (como St. Paul´s e Graded), Confederações (como CBF e AFA), Empresas (como Bradesco e Holding Sforza), Clubes (como Corinthians, Palmeiras e Bahia) e Atletas (como Cesar Cielo e Neymar). É possível conhecer os trabalhos realizados para cada Cliente ao clicar nas abas abaixo.

Escolas (Colégios)

Em agosto de 2023 fizemos a parceria do Double Pass Vôlei Brasil com o Colégio Americano Graded. As atribuições da Fity foram: a seleção, treinamento e acompanhamento dos professores e o atendimento dos alunos e dos pais. A parceria com o Colégio Graded foi um marco para nós da Fity, pois foi a primeira instituição onde implantamos o Double Passa Vôlei Brasil e porque trata-se de um colégio de prestígio e renome na educação brasileira e internacional.

Em abril de 2022 fizemos a parceria do Programa César Cielo com o Colégio St. Paul´s. A Fity foi responsável em fazer a gestão do Programa César Cielo na referida instituição e entre as atribuições estabelecidas foram: a seleção, treinamento e acompanhamento dos profissionais que trabalharão no St. Paul´s; o acompanhamento do desenvolvimento da Metodologia César Cielo; e o atendimento dos alunos e dos pais. A parceria com o Colégio St. Paul´s foi um marco para nós da Fity, pois foi a primeira instituição onde implantamos o Programa César Cielo e porque trata-se de um colégio de prestígio e renome na educação brasileira e internacional.

Confederações e Empresas

AFA

Em 2018 Leandro Petersen, gerente comercial e de marketing da AFA entrou em contato com a Fity para que desenvolvêssemos um projeto de uma rede de escolas de futebol argentino para a China. Conversamos durante várias semanas para entendermos como eles queriam que o modelo de negócio fosse desenvolvido e ao mesmo tempo, demos várias sugestões em razão de nossa experiência já vivenciada naquele país. Durante dois meses desenvolvemos o projeto, que foi entregue à AFA em Setembro de 2018.

Bradesco

Em 1999 e 2000 realizamos uma assessoria para o projeto Bradesco Esportes (na época, denominado BCN Esportes). Fizemos palestras sobre o treinamento com crianças e adolescentes para os professores dos núcleos de formação (basquete e vôlei). Além disso, avaliamos periodicamente as mais de 2 mil crianças dos núcleos, quanto à parte antropométrica e de aptidão física, em um sistema de estudo transversal (os resultados foram comparados com os das categorias de base do clube).

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol pensa há anos em desenvolver uma rede de escolas de futebol e um sistema de clínicas. Depois de algumas reuniões na sede da empresa, quando apresentamos os modelos de negócio que poderiam ser utilizados nessa empreitada, a CBF nos contratou para desenvolvermos um projeto completo. Elaboramos um plano de negócios com os seguintes conteúdos:

  • As redes de Escolas de Futebol no Brasil e nos outros países
  • Recomendações para a implantação de uma rede de escolas de futebol
  • Logo e nome da Escola
  • Branding da Escola
  • Projeto Piloto
  • Metodologia de Treinamento
  • Estruturação da empresa gestora e seleção de parceiros da rede
  • A escola modelo e as clínicas
  • A expansão do negócio
  • Planejamento para a implantação do projeto piloto e da expansão
  • Relação custo benefício
  • Análise Swot

Entregamos o plano de negócios em Setembro de 2016 e as clínicas foram desenvolvidas em 2017.

Vôlei Futuro (Reunidas Paulista)

Desde 2002, ano de lançamento do projeto, prestamos assessorias e consultorias para a Reunidas Paulista – Araçatuba, empresa responsável pelo projeto Vôlei Futuro. Inicialmente, a equipe de vôlei contava com atletas que jogavam e trabalhavam na empresa Reunidas Paulista. Era um projeto apenas para atletas do sexo masculino e que competiam na segunda divisão do campeonato paulista. Em alguns anos, o Vôlei Futuro tornou-se um dos mais expressivos projetos do vôlei e do esporte brasileiro, passando a contar com equipes masculinas e femininas de alto nível. Vários atletas de seleção brasileira participaram desse projeto, que durou mais de dez anos. Entre eles, Ricardinho, Lucão, Leandro Vissotto, Paula Pequeno, Fernanda Garay e Walewska. A assessoria foi realizada por meio de cursos para os professores e técnicos e de avaliações dos atletas. Além disso, durante os anos de vigência do projeto (até 2012), houve várias consultorias quanto ao desenvolvimento das categorias de base.

SESC

Realizamos o trabalho com o SESC Nacional entre 2006 e 2009. O escopo principal da assessoria foi o desenvolvimento de um Manual de Iniciação Esportiva para várias modalidades. Inicialmente, realizamos cursos de atualização para toda a rede SESC, por meio de ensino à distância. Então, as unidades SESC passaram a enviar sugestões, a partir de experiências vividas em cada unidade, para que elaborássemos o Manual fosse elaborado. Depois de analisar as sugestões e consultar a literatura disponível sobre o treinamento com crianças e adolescentes, escrevemos o Manual de Iniciação Esportiva e o entregue à direção do SESC Nacional no Rio de Janeiro em 2009.

Editorial do Manual de Iniciação Esportiva 

Organizador e Autor
Luiz Roberto Rigolin da Silva

Coautores
Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Pedro Augusto Hercks Menin
Marisa Markunas
Rosemeri Pavanati

Colaboradores – Regionais SESC
Acre
Alagoas
Amapá
Brasília
Florianópolis
Goiás
Manaus/Amazonas
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
São Paulo
Sergipe
Tocantins
Vitória/Espírito Santo

Revisão 
Ana Paula Sierra

Sforza Holding

A empresa Sforza Holding contratou a empresa Fity para assessorá-la no desenvolvimento da parte administrativa e pedagógica da rede de escolas do jogador Neymar Jr. Nosso trabalho foi composto por três ações diferentes:

a) Criação da Metodologia do Programa;

b) Assessoria para a modelagem da rede de Escolas de Futebol;

c) Seleção e treinamento do coordenador geral de rede de Escolas de Futebol.

Clubes

Boca Juniors

Em 2017 conhecemos Higor Nunes dos Santos e Carlos Julio Pierin, sócios da licenciadora master do Boca Juniors no Brasil. A partir de nossas primeiras conversas, em agosto de 2017, durante 0 Circuito de Palestras para Gestores de Escolas de Futebol, percebemos que tínhamos muitas afinidades em termos de business e que parcerias de valor poderiam ser firmadas.

Em novembro de 2017 fizemos a primeira parceria, quando aplicamos em algumas unidades da rede de escolas testes sobre a composição corporal, sobre o desenvolvimento motor e sobre aspectos técnicos do futebol. Ainda no mesmo ano firmamos a parceria para a implantação do Método VI-VA em algumas escolas da rede.

Em 2019 o Método VI-VA passou a ser obrigatório em toda a rede. A parceria com a DFS GOl Business, empresa que o Higor Nunes dos Santos é proprietário, passou a ser uma das maiores da empresa Fity e certamente ainda desenvolveremos vários trabalhos juntos para tornamos o mercado de escolas de futebol cada vez mais profissional.

Ceará Sporting Club

Em novembro de 2018 recebemos o contato do Sr. Jocélio que era o gestor responsável pela escola de futebol que funciona da sede do clube. Conversamos durante vários dias sobre escolas de futebol e Jocélio nos pediu que auditássemos a escola modelo, para que então fizéssemos a modelagem de uma rede de escolas de futebol (expansão do negócio).

Começamos a auditoria em janeiro de 2019 e a previsão é que a modelagem da rede de escolas esteja pronta até outubro de 2019. O Ceará foi o primeiro clube brasileiro que trabalhamos, que se preocupou em realizar a auditoria do negócio já existente para depois iniciar a sua expansão.

Esporte Clube Bahia

Primeira fase: De outubro a dezembro de 2014, prestamos uma consultoria para o Esporte Clube Bahia, com o objetivo de reestruturar as Escolas de Futebol do Clube. Inicialmente, fizemos contato com o Gerente de Marketing do clube, Lenin Franco, que expôs as necessidades do Bahia quanto às escolas de futebol.

Então, depois de algumas conversas com Lenin, fizemos uma reunião presencial na sede do clube com o Diretor de Futebol Pablo Ramos e com o departamento de Marketing do Bahia, para expormos um plano de negócios, que poderia ser utilizado para o desenvolvimento de uma rede escolas de futebol.

Pablo Ramos e Lenin Franco externaram sua satisfação quanto ao projeto proposto e, por isso, já queriam iniciar sua implantação em 2015. Entretanto, como havia apenas mais dois meses para uma nova eleição, em comum acordo, preferimos adiar o início das atividades para 2016. Como houve a mudança de boa parte da diretoria em 2016, não demos sequência às negociações para o desenvolvimento do projeto.

Segunda fase: Em 2018 voltamos a conversar com o Esporte Clube Bahia, quando Guilherme Bellintani tornou-se presidente do clube e quando Marcelo Vilhena assumiu a coordenação das categorias de base.

Conversamos durante semanas sobre um modelo de negócio que representaria a importância do E.C. Bahia para o futebol Brasileiro e então fechamos a parceria.

Durante quatro meses desenvolvemos a modelagem do sistema de licenciamento das escolas do E.C. Bahia que passou se chamar Talentos de Aço. Em novembro de 2018 lançamos a rede de escolas para o mercado nacional e internacional e a administramos até 2023.

Santos Futebol Clube

Em 2021 a direção do marketing do Santos Futebol Clube entrou em contato com a Fity para conversarmos sobre sua rede de escolas de futebol, a Meninos da Vila. Fizemos algumas reuniões para entendermos as necessidades do clube e concluímos que o passo mais importante, para uma rede de 20 anos de existência, seria uma auditoria completa.

Firmamos o contrato de parceria e acordamos que faríamos a auditoria em 4 meses de trabalho.  Tanto o grupo gestor quanto os licenciados foram auditados e apresentamos um longo relatório em fevereiro de 2022. Além disso, participamos do Workshop da rede, realizado na sede do Santos Futebol Clube.

Sociedade Esportiva Palmeiras

O Palmeiras estava há alguns anos no processo de desenvolvimento de suas escolas de futebol. Em 2015, o clube contratou Roberto Trinas, que assumiu o cargo de Chief Marketing Officer (CMO) e uma de suas missões era desenvolver uma rede de escolas de futebol.

Em julho de 2016, fizemos uma reunião para a exposição dos modelos de negócio utilizados em algumas escolas de futebol e para explicarmos sobre a dinâmica de funcionamento das redes de escolas no Brasil e em outros países. Durante essa reunião sugerimos que para o início do projeto seria fundamental contar com um gerente administrativo que pudesse levar à frente os conceitos uma rede moderna e diferenciada. Foi quando indicamos Thiago Amorim, que havia trabalhado com a Fity no Sport Club Corinthians. Thiago foi contratado em 2017 e desde então passou a desenvolver uma rede de escola de referência no Brasil.

A ideia central da consultoria da Fity para o Palmeiras foi demonstrar aos responsáveis em desenvolver a franquia do Palmeiras a importância de se construir uma rede de escolas que primasse pela qualidade e não pela quantidade.

Sport Club Corinthians Paulista

O Sport Club Corinthians Paulista contratou a assessoria da Fity em 2012 para desenvolver a Metodologia de Treinamento Chute Inicial Corinthians (escolas de futebol). Durante um ano, fizemos várias entrevistas com os licenciados da rede para coletar informações sobre as necessidades de cada um deles. Então, passamos a fazer reuniões periódicas na sede do Corinthians para a elaborarmos o conteúdo. Depois de pronto o conteúdo, fizemos um estudo piloto para verificar a efetividade do material produzido. Depois que os ajustes foram feitos (em razão do estudo piloto), finalizamos a Metodologia de Treinamento Chute Inicial Corinthians e a lançamos para a rede de licenciados, em abril de 2013.

Logo após o lançamento da Metodologia fomos contratados para fazer o gerenciamento da rede de escolas do Chute Inicial Corinthians. Depois de uma auditoria completa na rede de escolas, as ações sugeridas e implantadas foram:

  • Elaboração do sistema de qualificação das unidades (ouro, prata e bronze)
  • Elaboração do sistema de SAC
  • Elaboração dos critérios para a seleção de novos licenciados
  • Revisão do contrato de licenciamento para adequações administrativas
  • Estreitamento da relação com a base do futebol de campo e com o futsal
  • Elaboração do curso sobre a Metodologia de Treinamento Chute Inicial
  • Elaboração da certificação da Metodologia de Treinamento Chute Inicial
  • Avaliação pedagógica dos professores da unidade Parque São Jorge (PSJ)
  • Elaboração de concurso para a contratação de professores para a unidade PSJ
  • Treinamento dos professores da unidade PSJ para a utilização da Metodologia
  • Elaboração do Manual e do DVD para professores, alunos e pais
  • Elaboração dos critérios técnicos e táticos das avaliações dos alunos
  • Elaboração dos sistemas de treinamento das seleções do Chute Inicial

Sport Club do Recife

Em 2020 a diretoria do Sport Club do Recife entrou em contato conosco para requisitar o desenvolvimento de uma rede de franquias de escolas de futebol. Fizemos várias reuniões para entendermos melhor os propósitos do clube com o empreendimento e então fechamos o contrato de parceria.

Foram mais de seis meses entre o desenvolvimento do modelo de negócio, dos contratos de prestação de serviços, das campanhas de marketing e do sistema de comercialização da rede. Como em 2021 ainda vivíamos a Pandemia da COVID-19, como o Sport Clube do Recife passou por reformulações na diretoria e como não teve sucesso na séria A do Campeonato Brasileiro, o clube decidiu não lançar o projeto no mercado, o que deve acontecer em 2022.

Atletas

Cesar Cielo

Em 2020 começamos a conversar com a família Cielo (Flávia e César) sobre a possibilidade de desenvolvermos um programa específico para a natação. Inicialmente apresentamos uma visão geral do mercado brasileiro de franquias esportivas e em conjunto com eles, preferimos não partir para esse modelo de negócio. Então, passamos a apresentar outras possibilidades e a ponderar sobre pontos positivos e negativos de cada uma delas. Foi quando decidimos por um modelo próprio, valorizando a qualidade em detrimento da quantidade.

Formalizamos o contrato de nossa parceria em 2021 e então começamos a modelagem do Programa Cesar Cielo. Foram mais de seis meses entre o desenvolvimento da marca, da identidade, do manual de identidade visual, da metodologia de treinamento, do modelo de negócio, dos contratos de prestação de serviços e do sistema de comercialização. E para a nossa grata surpresa, antes do lançamento nacional, o Colégio britânico St. Paul´s requisitou o Programa César Cielo, onde foi implantado em 2022.

Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto por sua importância para o esporte nacional e também, por termos tido a oportunidade de conhecer o primeiro atleta brasileiro a ganhar uma medalha de ouro para a natação brasileira em jogos olímpicos. 

Ver mais em: https://fity.com.br/programacesarcielo/

Neymar Jr.

Prestamos assessoria para o projeto do jogador Neymar Jr. entre 2015 e 2017. Nosso trabalho foi dividido em quatro etapas:

a) Desenvolvimento dos exercícios do aplicativo (APP) Neymar Experience

b) Desenvolvimento da Metodologia de ensino para a rede de escolas do jogador Neymar Jr.

c) Assessoria para o desenvolvimento da parte administrativa e pedagógica da rede de escolas do jogador Neymar Jr.

d) Seleção e treinamento do coordenador geral da rede de escolas do jogador Neymar Jr.

Rolar para o topo