Curso Preparação Física Vôlei

Curso de Preparação Física de Vôlei foi elaborado para estudantes de Educação Física e profissionais que não possuem conhecimento e experiência avançados em condicionamento físico no voleibol. Ao concluir os módulos o aluno receberá um certificado da Fity e será convidado a participar dos processos seletivos da empresa, quando houver vaga em nossos projetos esportivos (ver mais informações em @fitygestaoesportiva). Além disso,  com o conhecimento proposto no curso, será possível aplicar o treino físico do vôlei com mais qualidade e com embasamento em dados e experiências comprovadas na prática esportiva.

No módulo de Flexibilidade são demonstrados exercícios gerais e específicos sobre essa capacidade física, que são associados aos tipos de execução: de maneira ativa ou passiva e de maneira estática ou dinâmica. Além disso, como bônus, são demonstrados três exercícios básicos de aquecimento.

No módulo de Resistência são demonstrados diversos dados de atletas, que foram coletados em situações de treino e jogo: tempo de ação e descanso durante os rallies, lactato sanguíneo e a frequência cardíaca. Ademais, são apresentados vários exercícios em diferentes locais (quadra, areia e piscina), para se estimular essa capacidade física.

No módulo de Força são apresentados vários exercícios gerais, que podem ser utilizados para o treinamento da força máxima e da hipertrofia. Para complementar o módulo, são demonstrados alguns exercícios que podem ser utilizados em situação de instabilidade (e para a propriocepção também).

O módulo de Potência é o mais importante, porque é o mais condizente com o voleibol. São apresentados dados científicos e de observações de jogos. Entre eles: a) análise da porcentagem das cargas, b) breve análise biomecânica do ataque e c) uma comparação sobre o número de ações que acontecem em jogo para membros superiores e inferiores. Além disso, há vários exercícios específicos para o treino dessa capacidade e exercícios auxiliares para o treino do levantamento olímpico e para o treino complexo (quando são correlacionadas a força máxima com a potência).

No módulo da Periodização são apresentados dois tipos delas (a linear e a não linear), que são associadas aos tipos de calendário de competições. Por fim, para que o rendimento dos praticantes seja otimizado, são feitas observações importantes sobre a relação entre o treino físico e o técnico.

Sobre o organizador do conteúdo do curso

Luiz Rigolin foi jogador de vôlei federado (da categoria infantil à adulta), preparador físico de equipes de alto nível de vôlei (como Nestlé, BCN, Finasa e Flamengo) e é fundador (1997) e CEO da Fity Gestão de Negócios Esportivos (www.fity.com.br), a empresa que mais desenvolveu metodologias para o esporte brasileiro. As metodologias organizadas foram: Chute Inicial Corinthians, Neymar Sports, CBF Social, Manual SESC de Iniciação Esportiva, Programa Cesar Cielo, Método VI-VA (Desenvolvimento Motor) e Double Pass Vôlei Brasil.

A Fity também é líder no mercado na parte de assessoria e consultoria para redes de escolas de futebol. Vários clubes foram atendidos pela empresa como Corinthians, Santos, Bahia, Sport e Ceará, além de instituições como CBF e AFA e atletas como Neymar.

Luiz Rigolin é formado em Educação Física e possui Doutorado direto em Educação Física e Esportes pela USP. É autor de artigos científicos e de livros como Desempenho Esportivo: Treinamento com Crianças e Adolescentes, Analfabetismo Motor: a realidade das novas gerações e Teoria e prática no esporte: a que mundo você pertence? E foi instrutor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

Seja bem-vindo(a)!

Rolar para o topo